Presença da Associação Brasileira de Música Clássica Japonesa no XII Festival do Japão

Em parceria com o CCTA – Centro de Comunicações, Turismo e Artes e o Departamento de Educação Musical da Universidade Federal da Paraíba,  dois músicos atuantes em São Paulo foram convidados para participar do nosso XII Festival do Japão na Paraíba: Hilton Cassiano e Akio Yamaoka.

 

FOTO: Acervo ABMCJ

 

O senhor Yamaoka é o atual vice-presidente da Associação Brasileira de Música Clássica Japonesa e é professor da escola Meian-ryû. Nascido em Akita, iniciou o aprendizado de shakuhachi no Brasil, em 1976, e obteve habilitação de ensino pela Tozan-ryû, em 1989, em São Paulo, e pela Meian-ryû, em 2009, em Saitama.

 

FOTO: Acervo ABMCJ

 

 

Hilton é o aluno mais titulado da profa. Saito e, sendo formado em História com trabalho sobre Orientalismo, logrou uma bolsa pelo Ministério da Educação Japonês, obtendo o Treinamento para Professores na Universidade de Nagasaki, entre 2015-17, quando também se aperfeiçoou em koto com a mestre Kimiko Kurokawa.

 

 

Os convidados são músicos presentes nas comemorações da imigração japonesa tanto no Ireisai, missa em homenagem aos antepassados, como no Geinôsai, uma vitrine de música e dança tradicional e moderna da comunidade nikkei.

FOTO: Acervo ABMCJ

O repertório inclui desde a música dos komusô, monges peregrinos, passa por peças do século XVII até composição de Hilton Cassiano. Além de executar solos e duos instrumentais, executarão peças da música vernacular com os grupos do Projeto Cultura Oriental, como o coro Hatsuhinode, o trio Jampakoto e o Engenho Imaginário.

 

TEXTO: Alice Lumi