ACBJ-PB Representa | II Encontro de Jovens do Nordeste (BA)

Por: Deborah Fernandes e Massao Mitsunaga

No dia 02/02/2017 (sexta-feira) seguimos viagem para Bahia, onde a Associação Cultural Nippo-Brasileira de Salvador (ANISA) sediaria o II Encontro de Jovens do Nordeste, realizado pela Federação Cultural Nippo-Brasileira da Bahia (FCNBB).

SALVADOR

#DIA 1 – SALVADOR

Devido ao atraso do ônibus chegamos por volta das 12h:10. Ao chegarmos procuramos por Lika Kawano, que estava bastante preocupada conosco, pois não sabia que o ônibus iria atrasar tanto.

Apesar do atraso chegamos em boa hora! Hora do almoço! Comemos strogonoff de frango, que estava uma delícia!

 

Nesse momento pudemos conhecer mais sobre algumas pessoas que estavam na mesa almoçando conosco, como a própria Lika, Mariana (filha de Lika) e Fuka. Descobrimos que eles não faziam ideia de que na Associação de João Pessoa existia um grupo de Taikô. Com isso surgiu a oportunidade de uma possível integração dos grupos, para assim criar um festival de taikô do Norte/Nordeste, que pudesse celebrar os 10 anos de Taikô do grupo da Bahia e que também pudesse celebrar os 110 anos de imigração japonesa, comemorado esse ano.

Num segundo momento pudemos conhecer mais pessoas como Sayuri, da Associação de Recife, e Luigi, filho de Lika. Conversar um pouco a respeito do que cada um fazia/gostava e sobre as suas respectivas Associações.

 

 

Às 14h Fernando Matsumoto ministrou uma palestra dinâmica que tinha como objetivo incentivar os jovens a se questionarem, inicialmente, sobre seus próprios pontos fortes e como convencer alguém sobre algo através de questionamentos. A partir disso ele colocou em questão a pergunta “O que falta para a sua Associação atrair mais jovens? Qual seu objetivo? E como seria sua fala sobre o que Associação conquistou ao final do ano?”
Dessa forma ele nos mostrou a importância de ter uma meta e um objetivo claro para que possamos atingir nossos propósitos.

SENSEI FERNANDO MATSUMOTO

Tivemos um breve intervalo e logo após seguimos com a palestra: A inovação na Cultura Japonesa, por Hernesto Miyamoto. Ele nos mostrou a diferença entre invenção e inovação e como os japoneses tentam, por simples ações, incentivar a pratica de inovar e como isso pode facilitar o dia a dia!

Hernesto Miyamoto

Logo após essa palestra, seguimos para a cozinha, onde nos reunimos para preparar o jantar com a coordenação de Fátima Narita e Ângela Tahara. Nessa atividade de interação, aprendemos a fazer onigiri, makizushi, temaki e harussame (salada japonesa ). Foi uma atividade bem legal, porque pudemos ajudar uns aos outros e aprender mais sobre a culinária japonesa e sem contar que no final tudo ficou uma delícia!

 

#DIA 2 – SALVADOR | QUARTEL DE AMARALINA

No segundo dia, por volta das 7:40 foi servido o café da manhã, em seguida, O sensei de nihongo, Joudo-san liderou o exercício da radio Taiso com todos os presentes. Após este aquecimento, fomos, numa mini-van, até o Quartel de Amaralina, um clube de lazer militar, onde nos foi apresentada a sensei Massako Nonaka, que veio de Brasília para palestrar sobre lendas e mitologia japonesa.

 

Massako Nonaka

Nesta aula, nos foi mostrada a importância das lendas nos tempos modernos, que vêm cheias de ensinamentos e valores morais com os quais podemos refletir para ter uma vida melhor. O foco nesta exposição foi o conto do Momotaro, onde houve debates e questionamentos sobre a estória contada.

Terminada a palestra, tiramos algumas fotos em grupo e nos despedimos para ir à rodoviária, fomos levados pelo sensei/vice-presidente Hernesto Miyamoto.

 

Seineikais juntos! Bahia – João Pessoa – Recife – Juazeiro

Por fim achamos a experiência maravilhosa e esperamos que nossos novos amigos possam vir visitar nossa associação também algum dia! Obrigada pela hospitalidade! Esperamos por vocês!

またね! 

Mais fotos em: II ENCONTRO DE JOVENS DO NORDESTE