ACBJ-PB Representa | Undokai 2018, Recife/PE

Por: Isabelly Monteiro

No dia 25 de fevereiro (domingo), as 6h30min, seguimos viagem para a Associação Cultural Japonesa do Recife (ACJR), onde viria a acontecer o Undokai 2018.

O Undokai, é uma festividade esportiva tradicional dentro da comunidade nipo-brasileira, onde pessoas de todas as idades das famílias de descendentes e simpatizantes da cultura japonesa se divertem com provas ao ar livre, e ganham premiações simbólicas, como macarrão instantâneo (miojo), biscoitos, pipocas, detergentes, cadernos.

Antes de chegarmos a Recife, fizemos uma parada na cidadezinha de Igarassu, há 27km da capital pernambucana, para quem quisesse tomar um belo cafezinho ou ir ao banheiro, no posto de combustível. Passamos uns 20 minutos e demos continuidade a viagem.

As 8h40 de um domingo preguiçoso de sol com nuvens cinzas, chegamos a ACJR, onde o nosso representante, Osvaldo Hiroshi, foi procurar saber onde poderíamos nos alojar. Chegando ao local destinado a “comitiva” de João Pessoa, a partir da programação do Undokai, começamos a bolar estratégias de como ganhar do time vermelho (éramos do time branco).

FOTO: Clistenes Angelus

Dentre as várias brincadeiras, duas me marcaram bastante: a marcha dos condenados e a corrida dos 2000m. A primeira por ter sido realizada de maneira bastante sincronizada, mesmo sendo numa mescla de pessoas conhecidas e desconhecidas, conseguimos trabalhar em grupo e ganhar a prova. Já a segunda por motivos de superação, pois não é todo dia que corremos ao redor de um campo de futebol, não é mesmo?

FOTO: Clistenes Angelus

Bem, por mais que não tenha sido uma viagem de vários dias, apenas uma excursão com uma galera muito massa, esse foi a melhor experiência dos últimos tempos. Com a gincana, descobrimos que o importante não é a competição e sim as brincadeiras e confraternizar com os amigos e pessoas novas.

FOTO: Clistenes Angelus

Para ver as fotos, acesse: Undokai 2018