História

A Associação Cultural Brasil-Japão da Paraíba (ACBJ-PB), entidade sem fins lucrativos, surgiu, em novembro de 2004, em uma reunião de descendentes e entusiastas da cultura japonesa, que tinham como propósito cultivar e promover a cultura nipônica, através de cursos de idiomas, atividades culturais e recreações.

As primeiras reuniões da organização ocorreram no primeiro domingo de cada mês, nas residências dos primeiros associados. Depois, passaram a ser realizadas em uma sala do Departamento de Física da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A cada encontro sucedido ficavam ideias catalogadas e construções de novas amizades, principalmente ao final de cada reunião, quando ocorria um lanche de confraternização, com delícias das culinárias brasileira e nipônica.

De início, a ACBJ-PB foi presidida pela associada-fundadora Alice Lumi Satomi e pelo vice-presidente Rodolfo Manabe, ambos do quadro docente da UFPB, e as primeiras ações foram: providenciar o Estatuto, criar cursos de culinária, de música e do idioma japonês. Além disso, foi criada a viabilização do intercâmbio cultural e até promoção de uma feira. Algumas dessas ações foram colocadas em prática, como o I Festival, que aconteceu no Centro Turístico Tambaú, em 2005, e a realização de matrículas para o curso de idioma.

Com doze anos de existência, a Associação Cultural Brasil-Japão da Paraíba, em parceria com o Escritório Consular do Japão em Recife e a Universidade Federal da Paraíba, já realizou vários eventos sociais e culturais. Dentre eles está o Festival do Japão, festividade que tem como propósito a integração da comunidade nipo-brasileira na região da Paraíba, a partir de várias atividades que envolvem a cultura japonesa.

O festival da Associação acontece uma vez ao ano e tem se tornado um referencial no calendário primaveril da capital paraibana. Sempre com uma programação diversificada, onde crianças, jovens e adultos podem desfrutar de oficinas, palestras, filmes, exposições, músicas, danças, jogos e gastronomia, aumentando o interesse do público paraibano em vivenciar e apreciar a cultura do Japão. Além do evento, a organização também realiza almoços, palestras, exposições e oferece cursos de: Idioma japonês, taiko, coral e tai chi chuan.

A Associação Cultural Brasil-Japão da Paraíba é mantida por anuidades pagas pelos seus membros, além de receitas obtidas com eventos e atividades realizadas ao longo do ano.

A Associação funcionou no endereço residencial, rua. Tertuliano de Castro, 893 – Bairro do Bessa, em caráter provisório por conta do registro do CNPJ, o período de funcionamento neste endereço foi de 2004 até meados de 2009. E atualmente, a organização funciona na rua Manoel Paulino Jr., 571 – Tambauzinho – João Pessoa – PB.